Linda Holiday

“In this turbulent world, find what is true.” (Linda Holiday)

LINDA HOLIDAY começou sua prática de aikido na Califórnia há mais de quarenta anos, em 1970. Em 1973 ela se mudou para o Japão e ficou lá por vários anos para treinar diretamente com os professores de aikido que haviam estudado com o fundador.

Viveu na região de Kumano, no Japão e treinou intensamente no Kumano Juku Dojo. Foi nessa época que ela conheceu Motomichi Anno, resultando numa profunda conexão e harmonia com esse sensei.

Entre 1973 e 1980, Linda Holiday passou cerca de três anos morando e treinando em Shingu, com o sensei Michio Hikitsuchi, 10º dan – Aikikai Kumano Juku Dojo (já falecido), e com outros shihan, como o já citado Motomichi Anno, e também Motoichi Yanase e o falecido Yasushi Tojima.

Linda procurou treinar em outros dojos no Japão para aperfeiçoar sua prática: foi para Tóquio, Osaka, Kyoto e Iwama. Além disso, ela estudou a língua japonesa, caligrafia, Bojutsu, Iaido e se inspirou nas práticas espirituais de purificação Shinto, Budismo e Misogi. Pratica também Tai Chi, canto e meditação, além de gostar de escrever poesias.

Desde seu retorno aos Estados Unidos, Linda Holiday tem se dedicado ao desenvolvimento do aikido na Califórnia, bem como realizando seminários nos Estados Unidos e na Europa. Estudou na University of California, Santa Cruz, em 1979, e recebeu o certificado em “Estudos Japoneses e Chineses”. Fez mestrado em “Estudos do Leste Asiático” pela Stanford University em 1983. Ela serviu como intérprete para vários professores japoneses de aikido. Foi na universidade também que substituiu, Jack Wada sensei, que retornaria ao Japão e com quem Linda já havia morado durante sua estadia em Shingu.

Linda é faixa preta, sétimo dan concedida pela Fundação Aikikai no Japão, uma organização internacional chefiada por Moriteru Ueshiba, neto do fundador do aikido. 

Em 1982, Linda Holiday fundou o Aikido of Santa Cruz (North Bay Aikido, Inc.), uma organização educacional sem fins lucrativos, onde ela atua como diretora executiva e ensina regularmente. Esse dojo nasceu do desejo de servir a comunidade, incluindo aulas para crianças. Atualmente o dojo atende cerca de 150 alunos por mês, metade dos quais são menores de 18 anos.

Seguindo a tradição de seus professores, ela enfatiza o coração e o espírito do aikido como uma prática multifacetada de paz. Viajando nacional e internacionalmente, Linda lidera e participa de eventos de aikido que reúnem professores e alunos de variadas afiliações.

Vários mestres influenciaram o aikido de Linda Holiday, mas principalmente: Doshu Kisshomaru Ueshiba, Koichi Tohei Sensei, Saotome Sensei, Osawa Sensei, Yamaguchi Sensei, Tada Sensei e Morihiro Saito Sensei.

Em 1991 nasce seu filho e em 2013 ela lança um livro chamado “Journey to the heart of aikido” (“Viagem ao coração do aikidoOs Ensinamentos de Motomichi Anno Sensei”), onde descreve sobre sua ´aventura como uma jovem estudando aikido na região mística de Kumano, Japão, na década de 1970, e um relato comovente da vida de Anno Sensei e sua experiência como aluno do fundador do Aikido, O´Sensei.´ O livro aborda também uma ampla gama de temas como: o significado das artes marciais, a integração do corpo e do espírito, a verdade da interconexão e a prática da paz, oferecendo a todos os leitores uma visão das profundas questões espirituais no âmago da vida. Linda tem também participação colaborativa no livro do sensei Anno – “The Floating Bridge of Heaven“,   – foco na filosofia e prática do aikido.

“É crucial ter uma prática à qual você possa voltar, diariamente ou semanalmente, que continue a movê-lo em uma boa direção e a cultivar hábitos realmente construtivos … O aikido é realmente ótimo para isso.” (Linda Holiday)

Fontes: http://www.usadojo.com/linda-holiday http://www.aikidosj.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s