Penny Bernath

Penny Bernath começou a praticar aikido em 1973, em Hollywood, na Florida, quando tinha por volta de 20 anos. Primeiramente visitou dojos de karatê, mas se encantou com uma demonstração de aikido em um parque e resolveu experimentar por um mês. Porém, percebeu que o aikido era mais complicado do que imaginava e foi ficando, treinando e tentando entender melhor essa arte marcial.

Steve House sensei foi seu primeiro mestre e estavam sob os ensinamentos de Yoshimitsu Yamada sensei que estudou com muitos dos alunos diretos de O´ Sensei. Em 1980, Steve precisou realizar um trabalho como policial no Novo México e teve que deixar o dojo. Yamada sensei perguntou a Penny se ela gostaria de manter a escola de aikido e que iria enviar um instrutor para ajuda-la. Nessa época, Peter Bernath se torna seu mestre e futuramente seu marido.

Penny afirma que foi uma época de muitas mudanças e foi difícil para os alunos se acostumarem com o estilo de Peter por serem leais demais ao sensei Steve e que apesar do ótimo aikido, não tinha muita experiência em ensinar. Com o passar do tempo e reorganizando as aulas, tudo mudou e o grupo de aikido começou a crescer e formaram muitos yudanshas.

Juntos, Penny e Peter comandam o dojo Florida Aikikai, com forte influência dos senseis mais importantes na história do aikido: Doshu Kisshomaru Ueshiba, Yoshimitsu Yamada Sensei, Chiba Sensei, Mitsunari Kanai Sensei, Seiichi Sugano Sensei, Akira Tohei Sensei e Ichiro Shibata Sensei.

Penny Bernath foi promovida no início de 2021 a 7o dan pelo Aikikai Hombu Dojo e é considerada uma das professoras mais experientes dos Estados Unidos; dá aulas regularmente em seminários em todo o país e no exterior.

Ela e Peter tem 2 filhos: uma menina e um menino e Penny Sensei é também a gerente de educação da WPBT2 South Florida PBS. Ela criou e supervisiona a produção de um programa online para professores de pré-escola e crianças chamado KidVision PreK .

“ Não acho que o aikido é para homens ou mulheres, eu acho que ele realmente trata do movimento, o poder do movimento e a sua sua posição. Se você estiver no momento certo e no lugar certo não importa se você é homem ou mulher.”

Fonte: https://floridaaikikai.com/newest/our-dojo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s